quarta-feira, 25 de maio de 2011

A importância da comunicação e da linguagem


Relatório de Atividades Português Instrumental




ANO 2011
25/05/2011___

DADOS PESSOAIS
Nome: Francisco Deyvid do vale neves
Curso/Semestre: Sistemas de Informação 1ªSemestre
Professor/Disciplina: Eliana Dias/Português Instrumental



 
Relatório detalhado.

                                         A importância da comunicação e da linguagem
    Desde a pré-história, quando o homem aprendeu a identificar sons e reproduzi-los à sua maneira,iniciou-se o principal meio de comunicação dos tempos modernos: a fala. É claro que os homens já possuíam uma comunicação primitiva anteriormente, mas a fala foi criada justamente quando percebeu-se que expressões faciais e gestos corporais não eram mais suficientes.Isso resultou em uma nova era para o homem, que passou a ser dependente da linguagem falada.
Para nós, a comunicação é tão vital quanto comer ou respirar.Precisamos dela para nos socializarmos, mantermos relações com outros indivíduos, etc.Faz parte do instinto dos seres humanos criarmos relações de afeto e grupos de convívio.Uma sociedade unida prosperará, enquanto que um indivíduo que não comunica-se de alguma forma será excluído do grupo.
Segundo o ator e escritor inglês Peter Ustinov “Comunicação é a arte de ser entendido”. Através dessa frase, podemos perceber que a comunicação não se restringe simplesmente a linguagem da fala, e sim toda aquela que possa haver compreensão entre ambos.Um mudo não consegue falar, por exemplo, mas comunica-se através da linguagem de sinais.Podemos citar aí inúmeros exemplos de comunicação, como a internet, a TV, a música e etc. Percebemos que nos últimos anos a forma de se comunicar está evoluindo numa velocidade surpreendente, iniciando novos meios e extinguindo outros.
Dentro da linguagem da fala, existem diferentes idiomas, que são particulares de algumas nações ou povos. O idioma está muito presente na cultura de um povo. Está na música, no cinema, no teatro, literatura, etc. De acordo com Everton Daniel Carraro, residente de Itajaí,3 técnico em segurança do trabalho, “a língua portuguesa é muito importante para todos nós brasileiros, pois identifica-nos e faz parte da nossa cultura.Devemos cultivá-la e compreendela, pois a cultura de um país é a identidade de um povo.” A língua portuguesa é muito rica. Tem como base o português de Portugal, mas recebeu muitas influências do tupi-guarani, língua nativa dos índios brasileiros.
A leitura é uma forma de comunicação que, mesmo com o passar do tempo, permanece firme ao longo dos anos.Os livros são considerados templos do conhecimento, e a leitura permite conhecer pessoas e lugares novos sem sair do lugar.A leitura traz inúmeros benefícios, como o aumento do vocabulário, do conhecimento etc. Mário Quintana já dizia que “o verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não o faz”.A leitura fortalece a mente, é uma alternativa saudável para divertir-se e aprender ao mesmo tempo.
  É sempre bom conhecer e compreender bem o seu idioma, seja ele inglês, português, espanhol, mandarim, etc. Hoje em dia, a concorrência por um bom emprego, por exemplo, é forte. Devemos estar preparados para o que virá. Comunicar-se bem te dará uma vantagem sobre outras pessoas, pois quem consegue expressar melhor suas idéias consegue ser melhor compreendido também.

Atual Tec 2011


Relatório de Atividades Atual Tec/Palestras




ANO 2011
25/05/2011___

DADOS PESSOAIS
Nome: Francisco Deyvid do vale neves
Curso/Semestre: Sistemas de Informação 1ªSemestre
Professor/Disciplina: Eliana Dias/Português Instrumental





MODALIDADE
Presencial/Palestras

ATIVIDADE
Ex: Mini Cursos, Atividades voltadas para a área de tecnologia, Participação em Eventos, Palestras, Extra-Classe etc.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Ex: O evento promovido pela ATUAL. (Encontro, Seminário,). Ciclo de Palestras, Ciclo de Exposição, Feira, amostra etc. 




INSTITUIÇÃO OU LOCAL DA ATIVIDADE

Auditório do Corpo de Bombeiros



DATA
13/04/2011 

CARGA HORÁRIA
8h de duração 

PARTICIPANTES /PALESTRANTES
Prof MSc. Doutor Laurindo Campos/Cícero Moraes./ Frederico Guimarães.


Relatório detalhado.


A programação do Atual Tec 2011, um dos maiores eventos de tecnologia da região Norte, O evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril, no auditório do Corpo de Bombeiros, no bairro Mecejana. Um dos principais objetivos do evento é o incentivo ao uso do software livre em Roraima e na região amazônica, por meio de mini-cursos, exposição de produtos e serviços, e ainda a instalação gratuita de software livre em computadores pessoais.
A palestra da abertura tratou da regulamentação da profissão
 de informática e os desafios da Sociedade Brasileira da Computação. O palestrante foi o professor doutor Laurindo Campos. A segunda palestra da noite era sobre o programa Blender 3D, com o palestrante Cícero Moraes.

Na quinta-feira, dia 14, a programação foi aberta com a palestra sobre educação à distância mediada pelas tecnologias de informática. A palestrante realizada pela professora doutora Luiziane Rezende, diretora nacional de Ensino de Tecnologia da Informação da Universidade Estácio. A segunda aula da noite foi sobre Software Livre Educacional, com o professor Frederico Guimarães.

Na sexta-feira, dia 15, César Brod abre a programação com a palestra intitulada ‘Corel pra que?' Em seguida, o professor Aleksandro Montanha vai proferir aula sobre gerência de projetos com o software livre Gerpro.

A programação do evento também conta com dois mini-cursos. O primeiro sobre Blender 3D na prática, com carga horária de 12 horas, que aconteceu no laboratório da Faculdade Estácio Atual, no período da tarde, nos dias 14, 15 e 16. Já o segundo curso, sobre gerência de projetos com GERPRO, tem duração de oito horas, também no período da tarde, mas apenas nos dias 15 e 16.