quarta-feira, 25 de maio de 2011

A importância da comunicação e da linguagem


Relatório de Atividades Português Instrumental




ANO 2011
25/05/2011___

DADOS PESSOAIS
Nome: Francisco Deyvid do vale neves
Curso/Semestre: Sistemas de Informação 1ªSemestre
Professor/Disciplina: Eliana Dias/Português Instrumental



 
Relatório detalhado.

                                         A importância da comunicação e da linguagem
    Desde a pré-história, quando o homem aprendeu a identificar sons e reproduzi-los à sua maneira,iniciou-se o principal meio de comunicação dos tempos modernos: a fala. É claro que os homens já possuíam uma comunicação primitiva anteriormente, mas a fala foi criada justamente quando percebeu-se que expressões faciais e gestos corporais não eram mais suficientes.Isso resultou em uma nova era para o homem, que passou a ser dependente da linguagem falada.
Para nós, a comunicação é tão vital quanto comer ou respirar.Precisamos dela para nos socializarmos, mantermos relações com outros indivíduos, etc.Faz parte do instinto dos seres humanos criarmos relações de afeto e grupos de convívio.Uma sociedade unida prosperará, enquanto que um indivíduo que não comunica-se de alguma forma será excluído do grupo.
Segundo o ator e escritor inglês Peter Ustinov “Comunicação é a arte de ser entendido”. Através dessa frase, podemos perceber que a comunicação não se restringe simplesmente a linguagem da fala, e sim toda aquela que possa haver compreensão entre ambos.Um mudo não consegue falar, por exemplo, mas comunica-se através da linguagem de sinais.Podemos citar aí inúmeros exemplos de comunicação, como a internet, a TV, a música e etc. Percebemos que nos últimos anos a forma de se comunicar está evoluindo numa velocidade surpreendente, iniciando novos meios e extinguindo outros.
Dentro da linguagem da fala, existem diferentes idiomas, que são particulares de algumas nações ou povos. O idioma está muito presente na cultura de um povo. Está na música, no cinema, no teatro, literatura, etc. De acordo com Everton Daniel Carraro, residente de Itajaí,3 técnico em segurança do trabalho, “a língua portuguesa é muito importante para todos nós brasileiros, pois identifica-nos e faz parte da nossa cultura.Devemos cultivá-la e compreendela, pois a cultura de um país é a identidade de um povo.” A língua portuguesa é muito rica. Tem como base o português de Portugal, mas recebeu muitas influências do tupi-guarani, língua nativa dos índios brasileiros.
A leitura é uma forma de comunicação que, mesmo com o passar do tempo, permanece firme ao longo dos anos.Os livros são considerados templos do conhecimento, e a leitura permite conhecer pessoas e lugares novos sem sair do lugar.A leitura traz inúmeros benefícios, como o aumento do vocabulário, do conhecimento etc. Mário Quintana já dizia que “o verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não o faz”.A leitura fortalece a mente, é uma alternativa saudável para divertir-se e aprender ao mesmo tempo.
  É sempre bom conhecer e compreender bem o seu idioma, seja ele inglês, português, espanhol, mandarim, etc. Hoje em dia, a concorrência por um bom emprego, por exemplo, é forte. Devemos estar preparados para o que virá. Comunicar-se bem te dará uma vantagem sobre outras pessoas, pois quem consegue expressar melhor suas idéias consegue ser melhor compreendido também.

2 comentários:

  1. Olá,

    Apresentas, em parte, as atividades consignadas nas nossas aulas, porém, faltaram as páginas do diário comentando sobre cada uma das aulas assistidas e, principalmente os relatórios das palestras assistidas, da gincana e do Atual Tec.
    Um abraço,
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Olá de novo,
    Verifique quais destas atividades listadas mais abaixo estão faltando e mãos-a-obra!
    1. 1º dia de Aula: Dinâmica de apresentação;
    2. 2º dia de Aula: apresentação do Plano de Ensino; Metodologia de ensino e critérios de avaliação.
    3. Como elaborar um blog. O diário das aulas.
    4. A caminhada – vídeomotivacional
    5. O curriculum vitae – como elaborar?
    6. Elaboração de relatório. 24 a 27 de fevereiro. Relatório Gincana
    7. Linguagem verbal e não-verbal;
    8. Mentiras na Internet – Interpretação de textos
    9. A era do automóvel – Interpretaçao de textos
    10. Avaliação Parcial
    11. Relatórios detalhados das atividades do Evento: ATUAL TEC
    12. Léxico – pronuncia correta.
    13. A melhor e a pior comida do mundo/Atividades de revisão gramatical – dificuldades no idioma.
    14. Cartas Comerciais/Correspondência Oficial

    ResponderExcluir